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Desejo, antes do prazer

*** No aprendizado de adultos, devemos criar o desejo, antes do prazer - Carlos Santarem.......

segunda-feira, 12 de maio de 2025

O Manual do Desastre - um decálogo sobre como arruinar completamente a qualidade de um produto ou serviço


O Manual do Desastre - um decálogo sobre como arruinar completamente a qualidade de um produto ou serviço

  1. Ignorar o feedback dos clientes – Afinal, quem precisa saber o que os consumidores realmente querem?
  2. Reduzir custos ao extremo – Cortar materiais, cortar mão de obra qualificada, não investir em treinamentos e qualquer coisa que torne o produto minimamente decente.
  3. Prometer mais do que pode entregar – Criar expectativas absurdas e falhar espetacularmente na entrega nunca sai de moda.
  4. Não investir em melhorias ou inovação – Manter-se na mediocridade é uma estratégia…
  5. Atendimento ao cliente inexistente ou horrível – Clientes frustrados? Problema deles!
  6. Processos internos caóticos – Não se importar com as Boas Práticas. Equipes desorganizadas, prazos impossíveis e gestão incompetente sempre ajudam no fracasso.
  7. Falta de controle de qualidade – Desprezar os indicadores da qualidade. Quem se importa se o produto não funciona? O importante é vender!
  8. Desprezar a concorrência – Ignorar completamente as tendências e os avanços dos rivais no mercado.
  9. Comunicação confusa e desonesta – Mudar preços sem aviso, esconder taxas extras e fazer propaganda enganosa.
  10. Nunca se preocupar com reputação – Marca arruinada? Sem problemas, sempre dá para tentar vender com outro nome!

 

A ironia é que, infelizmente, muitas empresas acabam seguindo essa lista sem perceber. Se você observar bem, todos os itens têm algo em comum: falta de respeito pelo consumidor e descuido com a sustentabilidade do negócio.

Cada item do decálogo representa um erro crítico que pode destruir a reputação de uma empresa. Por exemplo, ignorar o feedback dos clientes (Item 1) é um dos maiores erros, porque qualquer negócio de sucesso precisa ouvir e se adaptar. Um exemplo clássico é a Blockbuster, que teve oportunidades de mudar, mas insistiu em seu modelo antigo e acabou falindo. Já o item sobre atendimento ao cliente horrível (Item 5) é um problema comum em empresas que crescem rápido demais e perdem o controle sobre a qualidade do suporte, afastando consumidores.

Outra coisa interessante é que esses erros muitas vezes acontecem porque empresas tentam maximizar lucros sem pensar no impacto a longo prazo. Cortar custos de maneira agressiva (Item 2) pode parecer vantajoso no curto prazo, mas se prejudicar a qualidade, o resultado será clientes insatisfeitos e perda de mercado.

O melhor caminho, claro, é evitar todos esses erros e focar em uma gestão transparente, inovadora e centrada na experiência do cliente.

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