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Desejo, antes do prazer

*** No aprendizado de adultos, devemos criar o desejo, antes do prazer - Carlos Santarem.......

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Teste como está a sua empresa no tocante às BPx



O teste a seguir, de maneira proposital, não se associa a qualquer normativa de BPF e suas versões nem O foco é, independentemente das recomendações e exigências, traçar um perfil das empresas e de seus líderes quanto às suas políticas e posturas frente ao universo das Boas Práticas.


No recolhimento de sua sala, ou aberto para debate exclusivamente com a sua equipe, cada pergunta se abre, como um estímulo para um repensar sobre alguns cenários e sobre possibilidades de mudanças significativas.


Marque as respostas mais adequadas do seu ponto de vista e, depois, clique no botão “Calcular pontuação”. Veja a interpretação do teste em função do resultado numérico obtido.


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1. Existe uma preocupação generalizada em informar a todos os gerentes e coordenadores das áreas, de maneira discreta e urgente, a chegada de visitantes e de inspetores?
 semprefreqüentemente às vezes nunca
2. Algumas operações são literalmente suspensas na presença de visitantes e inspetores?
 semprefreqüentemente às vezes nunca
3. Cria-se um ambiente tenso quanto ao que pode ser constatado em uma visita de clientes ou inspeção governamental, principalmente da parte da alta liderança da empresa?
semprefreqüentemente às vezes nunca
4. Líderes de linha, operadores, manipuladores, auxiliares e outros colaboradores ficam “sem saber o que fazer” ou “qual a melhor forma de fazer” quando são observados por visitantes ou inspetores?
semprefreqüentemente às vezes nunca
5. Na rotina, seus colaboradores costumam descumprir aqueles procedimentos que não consideram “tão importantes” (como fluxo de pessoal e de materiais, uso de EPI, uso de acessórios de higiene, por exemplo) cuidando de não os esquecer nos momentos de visita ou de inspeções?
semprefreqüentemente às vezes nunca
6. Seus colaboradores participam dos treinamentos como sendo atividades sem valor e que “prejudicam” as suas responsabilidades diárias?
semprefreqüentemente às vezes nunca
7. Existe a possibilidade de um inspetor do governo constatar mais de uma operação sendo executada de forma incompatível com o prescrito em procedimento operacional e/ou em instrução específica?
semprefreqüentemente às vezes nunca
8. Na rotina, os desvios da qualidade são tratados de forma burocrática, através da simples elaboração de relatórios que poderão ser exigidos em inspeções futuras?
semprefreqüentemente às vezes nunca
9. Existe a tendência de manipular resultados dos laudos analíticos e de outros documentos técnicos, no sentido de adequá-los aos parâmetros de qualidade?
semprefreqüentemente às vezes nunca
10. As lideranças consideram as auditorias internas (auto inspeções) como uma atividade atrapalhadora?
 semprefreqüentemente às vezes nunca




Clique no botão abaixo para obter a soma dos pontos e veja em qual interpretação se enquadra a empresa.

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A interpretação
Até 7 pontos: BOA
A empresa busca atender as Normas de Boas Práticas e, provavelmente, tem em seu planejamento estratégico o caminho da excelência.
Suas lideranças, seus técnicos e demais colaboradores estão cientes de suas responsabilidades com os acionistas, clientes e consumidores (usuários de seus produtos e serviços).
Existe um Sistema da Qualidade estruturado com visão na capacitação constante de suas equipes e na melhoria contínua dos processos.


De Entre 8 a 29 pontos: REGULAR
A empresa pode estar em uma fase de mudança na qual identifica a urgência e os benefícios de se trabalhar de acordo com as BPF.
Muitos de seus líderes e técnicos, nem todos, estão dedicados a promover as muitas mudanças e as melhorias necessárias, mesmo que os recursos disponíveis não sejam os ideais.
Existe um Sistema da Qualidade, ainda debilitado, que se empenha em fortalecer a visão na capacitação constante de suas equipes e na melhoria contínua dos processos.

Acima de 30: FRACA
É possível que a empresa esteja sofrendo com os resultados de inspeções passadas e ainda tema por inspeções futuras de seus clientes ou de inspetores do governo.
Caso não esteja vivendo esta situação, a empresa reconhece que a “capa” (a imagem) de empresa que atende as normas está fragilizada e o retrato verdadeiro pode ser descortinado a qualquer momento, prejudicando os negócios.
Suas lideranças, seus técnicos e demais colaboradores são vistos apenas como cumpridores de ordens e de planejamento de vendas.
Pode até existir um departamento da qualidade na companhia, mas, na rotina, não tem interesse ou poder para efetuar as mudanças necessárias.


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